São Martinho marcou presença na Ação Social especial do Outubro Rosa

sao-martinho-politicas-acao-social

Em uma parceria com a Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos (CASDH) e oCentro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rubens Correa, a equipe da São Martinho participou da Ação Social especial do Outubro Rosa, que aconteceu em Irajá durante essa quarta-feira, 18 de outubro.

As equipes responsáveis pela Ação Social
As equipes responsáveis pela Ação Social.

Para o evento, a chef da oficina de Gastronomia Educativa, Deise, escolheu receitas nutritivas e que têm como foco a economia e o aproveitamento total dos alimentos. Quem ia até a tenda da São Martinho, tinha a oportunidade de saber mais sobre as receitas e sobre maneiras de reaproveitar todas as partes dos alimentos, como as cascas, que geralmente acabariam indo para o lixo.

Nossa Chef, Deise, levou seus quitutes para apresentar para as mulheres.
Nossa Chef, Deise, levou seus quitutes para apresentar para as mulheres.

 

A Chef Deise explicou as receitas e deu dicas para uma alimentação consciente e saudável.
A Chef Deise explicou as receitas e deu dicas para uma alimentação consciente e saudável.

Segundo Ana Márcia Machado, pedagoga do Educagente, a maioria das pessoas não conhece esse tipo de alimentação. “O que a gente está trabalhando é o desperdício, a importância de uma boa alimentação e com um custo muito baixo. As pessoas conseguem se alimentar com qualidade, essa que é a importância da Gastronomia Educativa, o objetivo dessa oficina. Estamos abrindo o leque para outras pessoas que não conhecem ainda, estamos levando conhecimento sobre alimentação para essas pessoas”.

Sobre as parceria que a São Martinho tem firmado, Ana Márcia complementa: “para a instituição, todas as parcerias são válidas. Surgiu essa parceria no momento em que nós começamos a participar das reuniões locais, onde pudemos conhecer outras instituições e foi se criando uma rede. São momentos como esse em que aumentamos nossos parcerias.”

A equipe da Abordagem também estava presente, explicando as atividades da São Martinho, com as oficinas das unidades Lapa e Vicente de Carvalho, e as formas de ingresso de novos beneficiários para as mães e avós que estavam presentes na Ação.

Além da São Martinho, a Ação Social também contou com a presença de uma tenda onde as mulheres eram orientadas juridicamente e com agentes de saúde, que ensinaram as mulheres a realizar o autoexame das mamas, fizeram avaliação das mamas e direcionaram as mulheres para unidades de saúde, para a realização da mamografia, nos casos necessários. A equipe também estava fazendo auriculoterapia e avaliação odontológica.

A barraca dos Agentes Municipais de Saúde.
A barraca dos Agentes Municipais de Saúde.

 

Barraca com orientações sobre a saúde bucal.
Barraca com orientações sobre a saúde bucal.

Leave a Reply

Your email address will not be published.