Retrospectiva 2017

sao-martinho-resumo

Em 2017, a São Martinho teve muitos eventos incríveis, que foram importantes tanto para a transformação da vida dos nossos beneficiários, quanto para estreitar a relação com nossos parceiros e colaboradores. Cada momento que passamos trouxe um novo conhecimento e uma nova oportunidade de crescer e cumprir nossa missão de garantir e promover os direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em janeiro, a Trezena de São Sebastião, que contou com uma missa celebrada pelo Cardeal Dom Orani Tempesta no Centro Sócioeducativo da Lapa, trouxe momentos de muita emoção e reflexão.

Em fevereiro, nossa parceria de muitos anos, Ana Capaldi, veio visitar a nossa unidade de Vicente de Carvalho, para conhecer mais sobre o projeto e conferir o talento dos jovens que participam do Centro de Música Jim Capaldi. Além disso, o carnaval da São Martinho trouxe muita alegria para as crianças e colaboradores, que foram para a rua com dois blocos: um em Vicente de Carvalho e outro na Lapa. Além disso, nossos beneficiários ficaram maravilhados com uma visita incrível ao Museu do Samba, que mostrou para eles a história do ritmo e do carnaval carioca.

Abril foi o mês das festas de páscoa, que deixaram um gostinho doce na boca dos nossos pequenos. Em Vicente de Carvalho e na Lapa, a festa contou com a participação de animadores, oficinas de pintura facial e desenho e vários brinquedos para as crianças se divertirem. No final das festas, os pequenos receberem bombons doados pelos nossos parceiros. O mês também foi importante na nossa luta pelos direitos das crianças e jovens, com a participação dos nossos colaboradores Priscila Pires e Valdinei Martins no seminário “Criança não é de rua”.

Em maio, nossa unidade de Vicente de Carvalho teve a honra de receber, pela primeira vez, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Aparecida. Com a chegada da Santa, foi realizada uma missa, que contou com a participação de colaboradores, beneficiários e suas famílias. Também realizamos o Encontro com Famílias da Lapa, que teve como tema o empoderamento feminino.

Junho foi um mês de reflexão, com a realização do 14º Fórum Institucional da São Martinho, que teve palestras de grandes nomes como o Deputado Estadual do Ceará, Renato Roseno, a psicóloga, Ana Lucchese, o Vereador do Rio, Tarcísio Motta e o doutor em sociologia e professor, Fernando Padovani. Durante dois dias, foram abordados assuntos como a crise política, econômica e social brasileira, a situação da juventude em situação de vulnerabilidade social do país e as oportunidades do mercado de trabalho para os jovens.

O mês de julho também teve diversos eventos importantes. O Centro Socioeducativo recebeu a visita do Embaixador e do Cônsul Geral da Suíça no Brasil, que foram conhecer o trabalho realizado com as crianças e jovens cariocas. O mês também trouxe o aniversário de 24 anos da Chacina da Candelária e de 27 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marcados pela realização do Ato pela Vida. Além disso, julho foi um mês importante para a Gastronomia Educativa da São Martinho, que participou de um evento na Casa de Espanha, e para a nossa representação no Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro (DCAERJ), com a reeleição da São Martinho, que ficou em primeiro lugar.

No início de outubro, a segunda edição do Brincando com Responsabilidade, em Vicente de Carvalho, mostrou que as nossas crianças e jovens têm muito talento para cozinhar. As turmas da manhã e tarde da Gastronomia Educativa, com a ajuda da nossa Chef Deise, fizeram três receitas cada uma, todas voltadas para o máximo aproveitamento de todas as partes dos alimentos, e competiram pelo título de melhores chefes.

O mês continuou movimentado, com a festa de dia das crianças, realizada em Vicente de Carvalho, que contou com a participação de animadores e muitas brincadeiras. Nossos colaboradores marcaram presença na Ação Social especial do Outubro Rosa, em Irajá. Além disso, participamos de um debate público sobre a redução da maioridade penal e realizamos um Encontro com Famílias na unidade da Lapa, que abordou a relação familiar. Fechamos o mês com a visita das crianças do Educagente na fábrica do Brownie do Luiz, onde elas aprenderam sobre o trabalho em equipe.

Novembro foi um mês muito importante para a São Martinho. Começamos com tudo, lançando a campanha #EspalheGratidao em um evento no Kinoplex do Shopping Tijuca. No dia 10, celebramos o aniversário de 33 anos da instituição, com uma missa de Ação de Graças e uma festa com nossos colaboradores e beneficiários na Lapa. A programação do mês seguiu com a apresentação do I Big Show, uma parceria com a Sonhar Acordado que levou atores para interpretar peças escritas pelos nosso pequenos no Teatro Glaucio Gill. No final de novembro, tivemos o III Seminário de Formação Institucional da São Martinho, que abordou o tema da Diversidade e contou com a participação do Babalawô Ivanir dos Santos, e o último passeio do projeto Amigos para Sempre, que levou as crianças para uma visita ao Pão de Açúcar e à Praia Vermelha.

Dezembro já começou com muita emoção: a festa de formatura dos jovens aprendizes do BNDES foi cheia de momentos inesquecíveis. O encerramento do projeto Tô Grávida, e Agora? também trouxe muita emoção e reflexões aos nossos colaboradores e beneficiários. Celebrando o natal, duas festas fizeram a alegria das nossas crianças: a Festa de Natal da Sonhar Acordado, que contou com a participação de crianças de diversas ONGs, e a Festa de Natal da São Martinho em Vicente de Carvalho, que empolgou os pequenos com animadores, pula pulas e a chegada do Papai Noel com os presentes de Natal.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.