Abordagem tem semana de oficinas em preparação para a Colônia de Férias

A Colônia de Férias da São Martinho se inicia no dia 22/01, tanto na Abordagem, quanto no Educagente. Com as atividades da colônia e o carnaval se aproximando, as crianças beneficiárias da abordagem participaram, nesta semana, de atividades voltadas para os dois eventos.

A Oficina de Artes, que aconteceu na terça e na quinta-feira, aproveitou a inspiração das crianças para fazer as máscaras que serão utilizadas no Bloco da São Martinho, que sairá durante o carnaval com os beneficiários, famílias e moradores da Lapa.

Os meninos colaram e cortaram os moldes em cartolina
Os meninos colaram e cortaram os moldes em cartolina

“Na oficina de arte nós temos um contato mais delicado com os garotos. É o momento em que a gente consegue ver se eles estão com paciência, se estão com algum problema em casa ou na escola, porque a arte ela tem esse poder, de expressar aquilo que você não consegue dizer conscientemente. Inconscientemente, num desenho, numa música, eles conseguem expressar tudo isso. Eu sempre lembro disso porque foi bem interessante, uma vez, um tempo atrás, a gente tava fazendo atividade de artes com os meninos, uma atividade de desenho livre, a gente pediu para eles desenharem o que estavam sentindo no momento. Um menino, que estava em situação de rua, desenhou uma mulher com uma asa, ai eu fui conversar com ele para saber o que estava acontecendo. A gente começou a conversar e ele me contou que estava com saudade da mãe dele, que tinha sido morta de maneira violenta por bandidos. Foi a partir dai que a gente conseguiu um contato maior com ele, conseguimos colocar ele no abrigamento, encaminhar para o serviço social e dar continuidade às atividades”, conta o educador social Luan. “Essas atividades nos ajudam a perceber melhor o comportamento e o que eles estão conseguindo fazer. Tem um menino que quando começou aqui não tinha nenhuma coordenação motora, não conseguia nem segurar direito a caneta, mas agora ele consegue segurar direito, consegue cortar o papel. Ele ainda tem dificuldade, mas está melhorando cada vez mais”, completa a educadora social Carol.

As crianças também pintaram as máscaras para o carnaval
As crianças também pintaram as máscaras para o carnaval

Já na quarta-feira foi dia da Oficina de Esportes. Por causa do calor, as atividades começaram na sala de recursos, com alongamentos e exercícios para ajudar as crianças no equilíbrio e na melhora dos movimentos corporais.

A tarefa era correr em linha reta ao lado do caminho de cones
A tarefa era correr em linha reta ao lado do caminho de cones
As crianças passaram algum tempo dando cambalhotas
As crianças passaram algum tempo dando cambalhotas

Mais tarde, eles foram com o educador Luis para a quadra, onde se divertiram com uma partida de futebol cheia de gols e comemorações entusiasmadas. No final das oficinas, as crianças receberam lanches e abraços dos educadores, que já fizeram as inscrições delas para a colônia de férias.

IMG_6739