Edit Content
DOE AGORA :)

Informações Bancárias
PIX:  saomartinho@saomartinho.org.br

Nº conta: 13.286-1 Ag. 3176-3 banco Bradesco

Contato

Educagente

O Educagente é uma unidade de proteção básica, que tem por objetivo prevenir as situações de vulnerabilidade e risco social, através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento do vínculo familiar e comunitário e o acesso aos direitos de cidadania. É referência no atendimento à infância e juventude e possui ações voltadas à área da cultura, educação, esporte e lazer.

Centro de Música

Musicalidade

As atividades de musicalização são uma importante ferramenta que possibilita que crianças e jovens tenham oportunidade de crescimento pessoal através do contato com a música, ritmos e harmonia grupal, proporcionado pela atividade. Subdivide-se em:

Canto: Trabalhar a noção e relaxamento para um bom desempenho vocal, contribuindo para uma respiração correta; conhecer a sensibilidade de seu corpo e ter consciência de que voz, corpo e respiração devem estar em harmonia. A Oficina de canto, além de ajudar na socialização, na descontração e no relaxamento dos participantes, trabalha a afinação da voz e ensina a técnica vocal.

Violão e/ou Cavaquinho: Propiciar o aprendizado de instrumentos musicais, de cordas dedilhadas.

Percussão: Demonstrar a musicalização com ênfase na percussão, tanto no ato de percutir instrumentos que se apresentem no contexto em que as crianças e jovens estão inseridos, como estabelecer um diálogo do ensino com a tradição de manifestações culturais populares, como das baterias das escolas de samba, e seus processos não formais, coletivos e eficientes de ensino da aprendizagem.

Prática de Conjunto: Formar um grupo de crianças e jovens oriundos das oficinas de instrumentos, congregando em um repertório comum, valorizando a cultura musical nacional e internacional.

Capoeira

Utiliza-se da Capoeira como prática esportiva e, também, como instrumento de socialização, de autoestima e de manifestação cultural.

Educação Ambiental

Desperta na comunidade o interesse pela produção de hortaliças e legumes para consumo dos atendidos e seus familiares, além de gerar renda com a produção excedente.

Esportes Coletivos

Busca desenvolver conhecimento acerca das modalidades esportivas coletivas, favorecendo o desenvolvimento físico-motor e o trabalho em equipe.

Gastronomia Educativa

A oficina de gastronomia educativa nos apresenta a proposta de uma alimentação alternativa, baseada no aproveitamento integral dos alimentos e na redução do desperdício. A contribuição adjacente da oficina é que ela permite às famílias criar um cardápio variado, com qualidade e de baixo custo. A proposta pedagógica é possibilitar que crianças, jovens e famílias tenham acesso a informações e orientações de como preparar alimentos de forma inteligente, responsável e sem desperdícios, introduzindo em suas refeições diárias um cardápio farto em variedades e rico em nutrientes essenciais à saúde humana.

Judô

Proporciona às crianças e jovens a oportunidade de experimentar e desenvolver suas aptidões para o esporte utilizando a luta como ferramenta de inclusão social e aproveitando o tempo disponível com a prática esportiva, cultura e educativa.